terça-feira, 20 de dezembro de 2011

N A T A L

À Casa do Rau e a todos os meus queridos amigos/as
seguidores, desejo um Natal muito Feliz.


UM CONTO DE NATAL

Mãe, oh mãe... Mãe?...
O que é?... Espera!...
Onde estás?...
Estou na privada, espera!...
Estás com tanta pressa!..., o que foi?
Oh mãe, a Ana disse-me que amanhã é dia de Natal!...
Ah disse!..., e depois?...
Disse-me que vai nascer o Menino Jesus!... É verdade mãe?...
É... é verdade!... O Menino Jesus nasce sempre no dia de Natal...
E Ele vai nascer na casa da tia Rosa da Covas?...
Não filho, a tia Rosa já tem lá muitos meninos. O Menino Jesus
nasce muito longe e depois..., vai para o Céu. 
Então, eu não O posso ver, pois não mãe?..
Oh mãe, porque é que todos os meninos sabem
que Ele vai nascer amanhã?
É porque alguém lhes disse!..., não achas?...
Se Ele nasce lá muito longe, como é que nós sabemos?...
Olha, o melhor é ires perguntar ao Padre!... Está bem?...
No outro dia a Júlia disse-me que o Menino Jesus era:
       
               O Menino mais lindo do mundo!...

Oh mãe..., depois pode ir lá comigo para eu O ver?...
Ouve lá!... Tu pensas que não tenho mais que fazer?...
Já te disse que Ele, depois de nascer vai para o Céu.
Então, e nós não O podemos ir ver lá no Céu?...
Não, filho!... Tens de o ver neste Inferno em que vivemos!...
Neste Inferno!..., o que é o Inferno?...
Ainda és muito pequenino para saberes!... Mas não tarda, podes crer!...
Oh mãe, mas porque não vens comigo ver o Menino Jesus?...
Não posso e não quero..., vai tu!...
Oh mãe, mas eu queria ir lá ao Céu ver o menino Jesus, vem comigo!...
Não é necessário ires ao Céu para veres o Menino Jesus!...
Não!... Mãe?... Acha que não é necessário ir?...
Então onde é que o vamos ver!..., é em casa do senhor Padre?...
Não meu filho... é na nossa casa!...
Na nossa casa, mãe!..., então Ele vem a nossa casa?
Não..., Ele não vem a nossa casa, sabes porquê?..
Oh mãe, se calhar é porque os pais dele não gostam
de nós..., pois não?
Gostam... gostam!..., só que Eles têm muito que fazer e
nem se lembram de nós. 

Mas então!..., quem é que O traz para a nossa casa?...
Ninguém!... Ele já está em nossa casa!...
Oh mãe, onde?... Eu não O vejo!... Será que se escondeu de mim?...
Não meu filho..., o Menino Jesus nunca se esconde de ninguém!...
Não?... Mas então onde é que Ele está?...

           O Menino Jesus mais lindo do mundo és tu.

Oh mãe, mas eu quero ir ver o outro Menino!..., deixa?...
Deixo filho, vai à Igreja que Ele já está lá. Mas...,
vais ter uma grande desilusão.
Porquê mãe, porquê vou ter isso?...
Porque o Menino que te vão mostrar é feito pelos homens!...,
é de barro, é frio e não tem coração.
Então e não podemos ver o que nasceu lá longe?...
Um dia, quando fores mais crescido, vais compreender
o quanto é difícil chegares ao Céu. Nós nascemos no
Inferno e é neste Inferno que vamos morrer.
Oh mãe, quando Ele for crescido, se eu Lhe pedir
para me trazer um bocadinho de pão, acha que ele
vem cá trazer-mo?...
Se te portares sempre bem, acho que sim!...
E Ele depois até pode ficar meu amigo, não é...mãe?
Se O tiveres sempre no coração... podes ter a certeza que
vais ter o melhor amigo do mundo.
Oh mãe... acha que Ele depois me dá um bocadinho
de pão todos os dias?
Sabes meu filho, Ele tem tantos meninos a pedirem-Lhe pão que,
não tenho a certeza se chegará para ti.

António Sanches
Dezembro 2011.

(Este conto foi baseado num facto real, passado em 1945 em casa de uma
mãe solteira que tinha um filho com seis anos numa aldeia do alto Minho,
Chamosinhos.)

~~~~~~~~~~~~~~~~~ o o ~~~~~~~~~~~~~~~~~

É Natal – Para aqueles que acreditam, quero dizer-vos
                que “Sempre” vale a pena viver sorrindo.

É Natal – Vale a pena rodearmo-nos dos verdadeiros
                 amigos e viver a alegria do Momento.

É Natal – Que esta ‘Festa’ seja o momento de união,
                 amor e Paz  para todos.               

É Natal – Como seria bom fazer-mos de cada dia,
                um dia de Natal.

Eu vou tentar, e vocês?....

~~~~~~~~~~~~~~~~~ o o ~~~~~~~~~~~~~~~~~

Para todos os meus queridos seguidores vou mostra-vos as minhas habilidades Natalícias:

A Árvore de Natal. Saneada da sala de estar por ter crescido demasiadamente, foi colocada no meu terraço. Vejam como é linda!....


Este é o meu ex-líbris. Feito de um velho tronco de oliveira, ocupa agora o lugar da árvore na sala. Vejam como é cintilante. É linda não é?....



Este é o “DEMO”. Personagem idiomática que faz parte das diabruras do meu segundo livro:
“O MENINO QUE CONSTRUIU A TERRA” ainda em trabalhos de paginação. Ele transforma-se em TRICEFALO mas, não tenham medo que para vocês, ele vai ser bonzinho.



Esta é uma das cabeças do TRICÉFALO. Não lhe toquem porque ela morde. Descubram que animal ela representa:



Agora, estão perante uma velha raiz de oliveira. Trabalhada ao meu imaginário, ela foi totalmente transformada. Aceito sugestões para o seu baptismo:



A. Sanches.

4 comentários:

  1. Agradeço e retribuo esses votos de Santo Natal e feliz 2012.
    Que Jesus ouça as nossas preces e nos dê um mundo melhor com uma sociedade mais fraterna e justa.

    ResponderEliminar
  2. Querido amigo Sanches!

    Obrigada pelo convite e por ter dedicado o seu belíssimo post à família Ferreira e as seguidores da casa do rau.

    É lindo o conto e afinal o amigo é um artista completo, não somente com as palavras mas em tudo o que faz.

    Basta amor, não é verdade???

    Meu bom amigo, o natal sem o Pedro não sabe a muito.
    Teremos cá um amigo que vive só para cear na noite de Natal e é tudo.
    Haja saúde.

    Não sei se viu as imagens da festa de natal em Campos.
    Se quiser ver e ler o poema da Maria José, passe pelo Rau que tem lá o link.

    Feliz Natal para todos.
    Beijinho doce desta sua amiga que muito o admira,

    ResponderEliminar
  3. Amigo Sanches!

    Temos andado mais distantes, mais ausentes, mas eu recordo-o sempre, acredite!

    Espero que esteja tudo bem e que continue a escrever muitos contos para os novos livros.
    Gostaria de receber notícias vossas.
    Beijo da sua amiga

    ResponderEliminar
  4. O meu aplauso pela criatividade!!!
    Boas Festas.
    Alda

    ResponderEliminar